Encarceramento de meninas e mulheres na América Latina

Reflexões criminológicas sobre a 5º lista de aprisionamento mundial feminino

Autores/as

  • Ana Beatriz Oliveira dos Anjos Universidade Federal da Paraíba
  • Cycelige Rosa Universidade Federal da Paraíba
  • Nelson Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Rebecka Wanderley Tannuss Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Kelly Universidade Federal da Paraíba

Resumen

O encarceramento em massa tem impactado brutalmente as mulheres nos últimos 23 anos. Em escala mundial, isto representa um crescimento, nas prisões, de 59% desde 2000. Diante deste cenário, o presente trabalho configura-se como uma pesquisa documental, cujo objetivo geral é analisar, sob o referencial teórico da Criminologia Crítica, a 5ª Lista de Aprisionamento Mundial Feminino, publicada em 2022. Para tanto, pretende-se: a) problematizar os dados de encarceramento feminino em nível mundial; b) discutir especificamente a temática a partir do contexto latino-americano; c) refletir sobre o contexto brasileiro. Os resultados encontrados apontam que os números de meninas e mulheres nas prisões cresceram, totalizando mais de 740.000 presas mundialmente. Conclui-se que o aprisionamento de mulheres é um problema global, conforme evidenciado pela Lista de Aprisionamento Feminino, fato que justifica o adensamento de pesquisas e políticas públicas voltadas para o seu enfrentamento.

 

Palavras-chave: Criminologia crítica. Prisão. Mulheres. Direitos humanos. América latina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Oliveira dos Anjos, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Direito pela UFPB, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: beatrizoliveira2001@hotmail.com.

Cycelige Rosa, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: cycelige.rosa@academico.ufpb.br.

Nelson Gomes , Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPB, Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: nelson.junior@academico.ufpb.br.

Rebecka Wanderley Tannuss, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB, Coordenadora do Laboratório de   Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: rebeckatannuss@gmail.com.

Vanessa Kelly, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Direito pela UFPB, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB). E-mail: vksf@academico.ufpb.br.

Publicado

2023-12-27

Número

Sección

Artigos