Meio ambiente e educação ambiental: percepção dos gestores das escolas municipais do Conde/PB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.31218Abstract
Para analisar a discussão das temáticas ambientais no interior das escolas municipais do Conde/PB foram entrevistados gestores escolares. A escolha do público alvo ocorreu por esses serem os encarregados da implantação de programas que abordem o meio ambiente e a educação ambiental nas escolas. Para captura dos dados reais optou-se por uma abordagem qualitativa em todas as escolas do município. As informações coletadas por meio de questionário ofereceram base para um diagnóstico sobre a posição dos referidos gestores. A partir das respostas observou-se que o tema não é tratado como devido, e a grande maioria dos gestores se justifica afirmando que a maior dificuldade é a questão financeira. Contudo, muitas ações são de baixo custo e a própria comunidade do entorno já implantou algumas hortas nas áreas escolares e trabalha o cultivo de hortaliças junto a alguns alunos de forma associada com professores. Ao final das entrevistas e conversas informais com a comunidade do entorno das escolas, pode-se concluir que os programas do Governo Federal já existentes e que tratam dessas temáticas atendem as necessidades locais e são de interesse da comunidade quanto à implantação. Assim, foi constatado que é preciso uma mudança de postura dos próprios gestores os quais precisam ser mais efetivos e coesivos das ações na escola e entorno para que haja uma concreta implantação dos programas governamentais. E, para isso, é recomendado que o gestor escolar fosse um líder experiente e engajado na área educacional e não apenas um apoiador político do prefeito.
Downloads
References
Araújo AC. de. 2009. A gestão democrática e os canais de participação dos estudantes. Revista Retratos da Escola, 3(4): 253-266.
Brasil. 1981. Lei N.º 6.938 - Política Nacional do Meio Ambiente. Presidência da República. Brasília: Ministério do Meio Ambiente.
Brasil. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. Brasília
Brasil. 1996. Lei N ° 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República Brasília: MEC.
Brasil. 1999. Lei N° 9.795 - Política Nacional de Educação Ambiental. Presidência da República. Brasília: Ministério do Meio Ambiente.
Brasil. 1997. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Presidência da República. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental - MEC/SEF. 126p.
Eno EGJ; Luna RR e Lima RA. 2015. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 19(1) 248-253.
IBGE. 2015. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília, DF.
Gadotti M. 2005. Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. Revista Lusófona de
Educação, nº 06. Pp 15-29. Lisboa.
Gadotti M. e Romão EJ. 2001. (Orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 4. ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, (p.16 a 134).
Gil AC. 2007. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Luck H. 2009. Dimensões de gestão escolar e suas competências. 1. ed. Curitiba: Positivo.
Luck H. 2000. Perspectiva da Gestão Escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em aberto, 17(72): 11-33.
Matic V. 2013. Teaching and learning of ecology for the students of vocational secondary schools in multimedia environment. International Journal of Cognitive Research in science, engineering and education, 1(2): 21-32.
Minayo MC de S. 1992. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Cadernos de Saúde Pública, 8(3): 342-348.
Minc, C. 1999. Educação ambiental. Caderno Cedes, n. 29.
ONU 2015. Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas – COP 21. Paris.
PNUD. 2010. Ranking IDHM Municípios 2010. Brasília, DF: Casa das Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <http://www.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html>. Acesso em: 20 de out. de 2016.
Silva JB. 2007. A historical look on the school administration. Educação em Revista, Marília, v. 8, n. 1, p. 21-34, (p.28)
Sorrentino M; Mendonça RTP e Ferraro Junior LA. 2005. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299.
Souza AR de. 2007. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. PUC/SP. Tese de Doutorado em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo.
Vieira SL. 2001. Estrutura e Funcionamento da educação básica. – Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE.