Indicadores e índice geral de sustentabilidade do CSC-UFSB: procedimentos metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2019v13n2.41283Abstract
O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para avaliar a sustentabilidade do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), localizado no município de Porto Seguro, BA. A metodologia contemplou seis etapas: 1a etapa - estudo de revisão sistemática. 2a etapa - elaboração da matriz de referência 1 contendo indicadores preliminares com base no Environmental Key Performance Indicators - EKPIs e no Graphical Assessment of Sustainability in Universities (GASU). 3a etapa - elaboração da matriz de referência 2 contendo aspectos gerais, sub-aspectos e o conjunto efetivo de indicadores (que permitem mensurar a sustentabilidade do CSC - UFSB) vinculados a cada sub-aspecto. 4a etapa - elaboração da matriz de referência 3 constando o sub-aspecto, os indicadores efetivos e a pontuação (score) que permite mensurar se o sub-aspecto analisado, por meio dos indicadores, apresenta sustentabilidade ou não. 5ª etapa - elaboração da matriz de referência 4 contendo as fórmulas para cálculo das médias aritméticas dos indicadores contemplados por aspecto geral. E 6ª etapa - elaboração da fórmula para cálculo do Índice Geral de Sustentabilidade (IGS) do CSC-UFSB. A metodologia desenvolvida pode ser adaptada para a realidade de qualquer outra Instituição de Ensino Superior.
Downloads
References
Almeida Filho, M. N.; Guimarães, J. A.; Mesquita, F. J. G.; Marinho, M. B.; Macêdo, R. J. de A.; Quintella, R. H.; Lanciotti Junior, F.; Regina, S. L.; Lima. M. J. S.; Alves, H.; Kalid, R. de A.; Soares, C. C.; Kiperstok, A.; Silva, S. L. de. S.; Gomes, W. M. 2014. Plano Orientador da UFSB. Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, BA: Universidade Federal do Sul da Bahia.
Alwaer, H.; Clements – Croome, D. J. 2010. Key performance indicators (KPIs) and priority setting in using the multi-attribute approach for assessing sustainable intelligent buildings. Building and Environment, v. 45, p. 799-807. DOI:10.1016/j.buildenv.2009.08.019
Disterheft, A.; Caeiro, S. S. F da S.; Ramos, M. R.; Azeiteiro, U. M de M. 2012. Environmental Management Systems (EMS) implementation processes and practices in European higher education institutions e Top-down versus participatory approaches. Journal of Cleaner Production, v.31, p. 80-90. DOI:10.1016/j.jclepro.2012.02.034
Duran, S. C (1a Ed.). 2011. Architecture and Energy Efficiency. Barcelona: FKG.
Gomes da Silva, V. 2007. Indicadores de sustentabilidade de edifícios: estado da arte e desafios para desenvolvimento no Brasil. Ambiente Construído, v.7, n.1, p. 47-66.
Gomes da Silva, V.; Gomes da Silva, M. Agopyan, V. 2003. Avaliação de edifícios no Brasil: da avaliação ambiental para avaliação de sustentabilidade. Ambiente Construído, v. 3, n.3, p. 7-18.
Guimarães, R. P.; Feichas, S. A. Q. 2009. Desafios na construção de indicadores de sustentabilidade. Ambiente & Sociedade, v. VII, n.2, p. 307-323.
Grünberg, P. R. M.; Medeiros, M. H. F. de; Tavares, S. F. 2014. Certificação ambiental de habitações: comparação entre LEED for Homes, Processo Aqua e Selo Casa Azul. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 2, p. 195-214.
Kajikawa, Y.; Inoue, T.; Goh, T. N. 2011. Analysis of building environment assessment frameworks and their implications for sustainability indicators. Sustain Sci, v. 6, p. 233-246.
Kibert, C. J. 2013. Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Kitchenham, Barbara. 2004. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele University, UK: Keele University Technical Report TR/SE-0401.
Kylili, A.; Fokaides, P. A.; Jimenez, P. A. L. 2016. Key Performance Indicators (KPIs) approach in buildings renovation for the sustainability of the built environment: A review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 56, p. 906-915.
Lozano, R. 2011. The state of sustainability reporting in universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 67-78. DOI 10.1108/14676371111098311
Lozano, R. 2006. A tool for a Graphical Assessment of Sustainability in Universities (GASU). Journal of Cleaner Production, v. 14, p. 963-972. DOI: 10.1016/j.jclepro.2005.11.041
Lozano, R.; Celeumans, K.; Alonso-Almeida, M.; Huisingh, D.; Lozano, F. J.; Waas, T.; Lambrechts, W.; Lukman, R.; Hugé, J. 2015. A review of commitment and implementation of sustainable development in higher education: results from a worldwide survey. Journal of Cleaner Production, v. 108, p. 1-18.
Mateus, R.; Bragança, L. 2011. Sustainability assessment and rating of buildings: Developing the methodology SBToolPTe H. Building and Environment, v. 46, p. 1962-1971.
Mendes, N.; Westphal, F. S.; Lamberts, R.; Neto, J. A. B. Da C. 2005. Uso de instrumentos computacionais para análise do desempenho térmico e energético de edificações no Brasil. Ambiente Construído, v. 5, n. 4, p. 47 – 68.
Pasinato, J.; Brião, V. B. 2014. Construção de indicadores para relatório de sustentabilidade de uma Instituição de Ensino Superior. Revista CIATEC – UPF, v.6, n.1, p. 48-64.
Saaty, T. L. 1980. The Analytic Hierarchy Process. McGraw Hill, New York.
Sarmiento, F.; Frolich, L. 2012. From Mindscapes to Worldscapes: Navigating the ever-changing topography of sustainability. Journal of Sustainability Education, v. 3, p. 1-10.
Siche, R.; Agostinho, F.; Ortega, H.; Romeiro, A. 2007. Índices versus Indicadores: precisões conceituais na discussão da sustentabilidade de países. Ambiente & Sociedade, v. X, n. 2, 137-148.
Shriberg, M. 2002. Institutional assessment tools for sustainability in higher education: strengths, weaknesses, and implications for practice and theory. Higher Education Policy, v. 15, p. 153-167.
Tranfield, D.; Denyer, D.; Smart, P. 2003. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, v. 14, p. 207-222.
Van Bellen, H. M. 2002. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 235p.
Velazquez, L.; Munguia, N.; Sanchez, M. 2005. Deterring sustainability in higher education institutions: an appraisal of the factors which influence sustainability in higher education institutions. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 6, n. 4, p. 383-391. DOI 10.1108/14676370510623865
Yarime, M.; Tanaka, Y. 2012. The Issues and Methodologies in Sustainability Assessment Tools for Higher Education Institutions: A Review of Recent Trends and Future Challenges. Journal of Education for Sustainable Development, v. 6, n. 1, 63-77. DOI: 10.1177/097340821100600113.