Modelagem do fluxo de informações do processo de aposentadoria: aplicação em uma universidade pública federal brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.53524

Resumo

Propõe uma matriz de governança do fluxo de informações do processo de aposentadoria dos professores de uma universidade pública federal. Metodologicamente é uma pesquisa de natureza aplicada, a partir da intencionalidade explícita de resolver problemas práticos imediatos; tem finalidade descritiva, pela enumeração das atividades que compõem o processo de aposentadoria e, principalmente, exposição das informações necessárias para que tais atividades possam ser concretizadas; de abordagem qualitativa, a coleta de dados foi obtida em documentos e entrevistas. A pesquisa valeu-se de discussões teóricas, da análise da legislação federal e de ferramentas de gestão, para identificar, descrever, documentar e construir a matriz de governança. Como resultados, foram apresentadas todas as atividades do processo de aposentadoria e o fluxo de informações, com suas entradas, saídas, restrições, orientações e retornos. Esses resultados permitiram conhecer a lista de atividades, suas relações e a cronometria (sequenciamento), bem como o vasto fluxo de informações necessárias para que todas as etapas do processo de aposentadoria sejam cumpridas. De forma conclusiva, esta pesquisa consegue cobrir a lacuna existente de mostrar efetivamente o fluxo de informações do processo de aposentadoria, pois é lugar comum priorizar as atividades sem considerar a relevância das informações no processo. A matriz de governança, objeto deste trabalho, responde à pergunta: O que essas ferramentas conseguem mostrar da informação necessária para conduzir os processos? Esta é uma grande contribuição que esta pesquisa deixa.

Palavras-chave: Fluxo de informações. Aposentadoria dos professores. Matriz de governança. Design Structure Matrix (DSM). Integration Definition for Function Modeling (IDEF)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Pessoa Guedes Lira, UFRPE

Assistente em administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Eli Lopes da Silva, Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bacharel em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor e membro do NDE do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. Professor de Técnicas de Pesquisa das Pós-Graduações Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis. Editor da revista NAVUS (navus.sc.senac.br). Professor do Centro Universitário São José (USJ).

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE. Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia. 

Publicado

2020-08-23

Como Citar

Lira, L. P. G., Silva, E. L. da, & Presser, N. H. (2020). Modelagem do fluxo de informações do processo de aposentadoria: aplicação em uma universidade pública federal brasileira . Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–29. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.53524

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa