POLITICA EDITORIAL E ESTADO: estudo bibliométrico de artigos publicados na revista brasileira de estudos pedagógicos, 1944-74

Autores/as

  • Lídia Alvarenga

Resumen

Análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP, no período de 1944-74, referentes à institucionalização da pesquisa educacional no Brasil. Tem por objetivo analisar 2382 citações constantes dos 206 artigos, sob a ótica das categorias: impacto dos autores e sistema de exclusão no processo de seleção de artigos para publicação no periódico. Os resultados são discutidos à luz de trabalhos sobre o contexto de produção do conhecimento e autores, enfocando a participação destes em órgãos do governo. Há claros indícios de que tenha havido fidelidade do periódico à ideologia do Estado, tendo seu processo de seleção funcionado a partir de um sistema de exclusão, que implicou na não-publicação dos artigos escritos por autores que não se afinassem com o pensamento estatal, mais especificamente com o Ministério da Educação, em períodos específicos de governo estudados.

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Publicado

2003-01-01

Cómo citar

Alvarenga, L. (2003). POLITICA EDITORIAL E ESTADO: estudo bibliométrico de artigos publicados na revista brasileira de estudos pedagógicos, 1944-74. Informação &Amp; Sociedade, 13(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/122

Número

Sección

Relatos de Pesquisa