La trayectoria histórica de la enseñanza de la bibliotecología en el Brasil

Autores/as

  • Marlene Oliveira
  • Gabrielle Francinne Carvalho
  • Gustavo Tanus Souza

Palabras clave:

Biblioteconomia, Ensino, Brasil

Resumen

Esta pesquisa buscou resgatar através de uma revisão de literatura a história do ensino da Biblioteconomia no país. Tal interesse acentua-se em virtude da proximidade do centenário da criação do primeiro curso, o qual foi criado em 1911, sediado na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Dessa forma, buscou resgatar as influências que nortearam o ensino da Biblioteconomia. Passando, assim, pela influência francesa exercida na Biblioteca Nacional, e posteriormente, pela influência norte-americana no estado de São Paulo, na qual ocasionou um aumento quantitativo de cursos nos diversos estados brasileiros. Para além desse levantamento, esta pesquisa, objetivou também diagnosticar a quantidade de cursos em funcionamento regular no país no nível graduação em Biblioteconomia, o ano de criação e a duração dos cursos, bem como, verificar a quantidade de cursos de pós-graduação em Ciência da Informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-12-10

Cómo citar

Oliveira, M., Carvalho, G. F., & Souza, G. T. (2009). La trayectoria histórica de la enseñanza de la bibliotecología en el Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 19(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/3754

Número

Sección

Artigos de Revisão