Competencias del bibliotecario en una red de bibliotecas escolares del estado de Santa Catarina, Brasil

Autores/as

  • Eliane Fioravante Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGInfo)da Informação, Programa de Pós-Graduação, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1414-3099
  • Miriam Vieira da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-9689-8403

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52219

Resumen

A partir de un trabajo que resultó de la aprobación, en 2010, de una Ley Federal brasileña que obliga todas las escuelas a tener una biblioteca, los bibliotecarios del estado de Santa Catarina crearan un modelo de gestión para atender las bibliotecas escolares de la red pública. A partir de ese modelo ese artículo busca ampliar la discusión sobre el rol del bibliotecario con la perspectiva de la apertura y de la aumentación de puestos de trabajo en las escuelas brasileñas. Este cuadro nos lleva a plantear algunas cuestiones sobre las competencias y atribuciones de ese profesional en una red escolar. De esa forma discute el rol del bibliotecario en la educación básica, los límites y las posibilidades de actuación de ese profesional, las necesidades de información de la comunidad escolar y el envolvimiento de los bibliotecarios con ese tema. Entendemos que la ampliación del quehacer de ese profesional en la escuela contribuye para una mayor visibilidad en la educación brasileña. En ese sentido, este trabajo trata del contexto educacional de Santa Catarina, el rol del bibliotecario y las competencias de eses profesional en un modelo de red.

 

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Biografía del autor/a

Eliane Fioravante, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGInfo)da Informação, Programa de Pós-Graduação, Florianópolis, SC, Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha pesquisa Informação, Memória e Sociedade.

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bacharela em Biblioteconomia pela UFSC, com experiência profissional na rede pública de educação básica.

Coordenou o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina por duas gestões (2002-2004/2008-2009).

Colabora nas discussões e estudo de uma rede de bibliotecas escolares para SC, e dentre outras coisas pertinentes à biblioteconomia e a educação básica, sobre a formação e competencia do bibliotecário para atuar na educação básica

Até 2017 tem os nomes GARCEZ, Eliane Fioravante, e FIORAVANTE GARCEZ, Eliane, nas referências bibliográficas.

Miriam Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Tem graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Informação Científica na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, França. Doutorado em Informação científica e técnica no Conservatoire National des Arts et Metiers, Paris, França. Pós-doutorado na Universidad Carlos III de Madrid. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado sobre: profissional da informação e formação profissional. Participa do Grupo de Pesquisas NEIMCOC.

Publicado

2020-09-29

Cómo citar

Fioravante, E., & Cunha, M. V. da. (2020). Competencias del bibliotecario en una red de bibliotecas escolares del estado de Santa Catarina, Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–15. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52219

Número

Sección

Artigos de Revisão