Indicadores para la evaluación cualitativa de Datos Abiertos: intelligibility, operability and interactivity of Federal Government datasets on the Brazilian Open Data Portal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52469

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo principal avanzar en la construcción de metodologías que permitan la evaluación cualitativa de los conjuntos de datos publicados a través de las políticas de Datos Abiertos, teniendo como principio analítico determinar si los datos cumplen con los parámetros normativos que permiten su adecuada apropiación social. En este sentido, el corpus analizado consiste en los conjuntos de datos del gobierno federal brasileño publicados en el Portal Brasileño de Datos Abiertos. Se estudiaron 715 conjuntos de datos de todas las agencias con estatus ministerial, lo que implicó verificar un total de 2,743 archivos (contenidos-bases), de los cuales 1,860 archivos fueron efectivamente encontrados y analizados. Metodológicamente, el estudio se llevó a cabo en dos frentes: el análisis cualitativo externo de los archivos, observando sus condiciones y estándares de publicación y el análisis cualitativo interno, verificando los propios archivos, abriéndolos y observándolos individualmente. Se verificó la consistencia de tres dimensiones normativas: (a) inteligibilidad; (b) operabilidad y (c) interactividad. El estudio mostró que la mayoría de los conjuntos de datos tienen problemas de inteligibilidad; se encontró que el 21% de los conjuntos de datos anunciados como "publicados" no tienen, de hecho, archivos disponibles para descargar (enlaces rotos). También se detectaron otros problemas, como la falta de datos, falta de estandarización y formatos, e indicadores de interactividad insuficientes.

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Biografía del autor/a

Sivaldo Pereira da Silva, Universidad de Brasilia (UnB)

Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBa. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; jornalismo de dados e política; políticas públicas de comunicação; regulação da comunicação digital, como foco em governança de algoritmos e inteligência artificial. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor ad hoc da Unesco para aplicação de indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil. Também desenvolveu trabalhos de consultoria junto a outras organizações governamentais e não-governamentais na área de democracia digital e governo eletrônico, direitos humanos e mídia e políticas públicas. É fundador e coordenador do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD)

Ana Thereza Nogueira Soares, Universidad de Brasilia (UnB)

Doutoranda na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), Especialista em Informação Internacional pela Universidad Complutense de Madrid (2001) e Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1997). Realizou estágio doutoral no Lateinamerika Institut (LAI) da Freie Universität Berlin (FUB) (2011/2012), como parte de seu projeto de estudos junto ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2008/2014). Atuou por mais de dez anos no ensino superior privado como docente e pesquisadora, tendo lecionado disciplinas relacionadas às áreas de Comunicação Organizacional, Metodologia de Pesquisa, Política e Mídia, Organizações e Movimentos Sociais, Teoria da Comunicação e Teoria Sociológica. Integrou, na PUC Minas, o Colegiado de Coordenação Didática do curso de Comunicação Social – Gestão da Comunicação Integrada (2008-2010). Possui experiência em ensino, pesquisa e consultoria em comunicação organizacional, com ênfase para a comunicação em movimentos e organizações da sociedade civil. Pesquisa, atualmente, epistemologia e teoria da comunicação em contextos organizacionais. É pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política da UnB (CTPol-UnB)

Daniel Jorge Teixeira Cesar, Universidad de Brasilia (UnB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013). Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (2010) e graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2011). Desempenhou entre 2011 e 2015 funções de assistente e analista de pesquisa no Programa de Educação, Cultura e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (2015). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ciência e Tecnologia. Desenvolve estudos sobre pirataria, compartilhamento de arquivos, questões referentes ao direito autoral e de fenômenos relacionados às comunicações mediadas por computador e Internet.  É pesquisador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política da UnB (CTPol-UnB).

Leon Eugênio Monteiro Rabelo, Universidad de Brasilia (UnB)

Doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG),  na linha de Comunicação e Cidadania (2010). Possui graduação em Música pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996). Atuou como produtor  cultural, tradutor e consultor em projetos de intercâmbio internacional, em questões  ligadas à cultura e desenvolvimento sustentável.  Desenvolve pesquisa de doutorado sobre Dados Abertos no Poder Legislativo. É pesquisador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política da UnB (CTPol-UnB).

Publicado

2020-11-05

Cómo citar

Silva, S. P. da, Soares, A. T. N., Cesar, D. J. T., & Rabelo, L. E. M. (2020). Indicadores para la evaluación cualitativa de Datos Abiertos: intelligibility, operability and interactivity of Federal Government datasets on the Brazilian Open Data Portal. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–19. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52469

Número

Sección

Artigos de Revisão