Modelo conceptual para el análisis de las tesis y disertaciones, con miras a la creación de la taxonomía facetas

Autores/as

  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
  • Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima

Palabras clave:

Modelo de Leitura Técnica, Análise conceitual, Indexação de documentos, Recuperação de informação.

Resumen

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Modelo de Leitura Técnica para sistematização da análise conceitual em documentos do tipo teses e dissertações, visando à identificação dos conceitos representativos de seu conteúdo. É produto de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo criar uma taxonomia facetada para navegação, como interface de busca, a fim de facilitar a representação, sistematização e posterior recuperação de informações em bibliotecas digitais de teses e dissertações. A fundamentação teórico-metodológica para o desenvolvimento do modelo utilizou os estudos de Fujita e Rubi (2006), que criaram um modelo de leitura para análise de artigos da área biológica. As autoras basearam o modelo proposto na Norma 12.676, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (1992), na metodologia sugerida por Kobashi (1994), para indexação de documentos. Ainda, seguiram o sistema PRECIS (FUJITA, 2003), para identificação de conceitos. Além disso, dois elementos foram levados em consideração: 1) o usuário final, identificado como a comunidade científica, por meio da teoria de análise de domínio; 2) a estrutura textual de documentos do tipo teses e dissertações, baseada na Norma 14724:2005. O uso do modelo auxiliou na análise conceitual e minimizou a ocorrência de problemas de inconsistência na indexação dos documentos, apontados pelo resultado parcial da pesquisa.

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Publicado

2011-12-20

Cómo citar

Maculan, B. C. M. dos S., & Lima, G. Ângela B. de O. (2011). Modelo conceptual para el análisis de las tesis y disertaciones, con miras a la creación de la taxonomía facetas. Informação &Amp; Sociedade, 21(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/9582

Número

Sección

Artigos de Revisão