GESTUALIDADE COMO UMA PISTA IMPORTANTE DA FLUÊNCIA INFANTIL

Authors

  • Marianne C. B. Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Andressa T. M. de C. Barros Universidade Federal da Paraíba
  • Paula M. S. da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo V. Ávila Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba / Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Sabemos que a relação do gesto com a produção de fala tem sido foco de pesquisas tanto na área da Neuropsicologia como na Linguística e isto justifica a importância em tentar compreender como se inicia este processo na aquisição da linguagem. Neste trabalho buscamos discutir o papel da gestualidade no processo aquisicional e sua composição com a contraparte vocal para constituir a fluência. Partimos da premissa de que gesto e fala formam uma única matriz cognitiva e para isso nos embasamos na tipologia gestual proposta por Kendon (1992) e McNeill (1985). Nosso foco será a gestualidade, com ênfase na gesticulação que, dentro da proposta de Kendon (1992) envolve os gestos que emergem ao longo do fluxo da fala, tendo a função de garantir sua continuidade. Adotamos a perspectiva de Scarpa (1985) que concebe os trechos de fala fluente como os já conhecidos, arrumados, que vêm em bloco e os disfluentes como aqueles instáveis, com tentativas pouco frutíferas de segmentação de blocos prosódicos, destacamos o papel da gesticulação como uma pista importante da fluência infantil. Almejamos compreender como se dá a emergência da fluência e da gesticulação em aquisição da linguagem e para que isso seja possível, apresentaremos dados de uma criança em fase de aquisição da linguagem, filmada em contexto naturalístico na casa da criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-02-04

How to Cite

Cavalcante, M. C. B., Barros, A. T. M. de C., Silva, P. M. S. da, & Nóbrega, P. V. Ávila. (2016). GESTUALIDADE COMO UMA PISTA IMPORTANTE DA FLUÊNCIA INFANTIL. PROLÍNGUA, 10(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/27586

Issue

Section

Artigos