AQUISIÇÃO DA MORFOLOGIA FLEXIONAL VERBAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO – UM ESTUDO COM DADOS DE COMPREENSÃO
Abstract
Este trabalho investiga a sensibilidade infantil aos morfemas flexionais do português brasileiro (PB) em crianças com 3, 4 e 5 anos de idade. Dados de produção de morfologia infantil seguem um padrão no qual se revela a presença de formas verbais irregulares juntamente com formas regulares, nas etapas iniciais do processo. Num segundo momento, por volta dos 3-4 anos de idade, decai a presença de formas irregulares, surgindo verbos irregulares usados como regulares, fenômeno conhecido como superregularização. Na etapa final, observa-se o retorno ao padrão inicial. Nosso estudo vem investigar, a partir de dados de compreensão, se a criança, na fase em que produz formas superregularizadas, seria sensível à presença, no input, de formas verbais irregulares superregularizadas. Assume-se como hipótese a ideia de que crianças com idade entre 3 e 5 anos são capazes de identificar a agramaticalidade desses verbos em sentenças produzidas por outras pessoas. Para isso, foi elaborado um experimento de julgamento de gramaticalidade no qual se controlou, além da faixa etária dos sujeitos, o tipo de verbo presente nas frases. Os resultados permitem sustentar a hipótese aqui assumida, evidenciando uma sensibilidade da criança à gramaticalidade das formas verbais presentes no input.Downloads
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Published
2016-02-04
How to Cite
Ferrari-Neto, J., & Lima, M. A. F. de. (2016). AQUISIÇÃO DA MORFOLOGIA FLEXIONAL VERBAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO – UM ESTUDO COM DADOS DE COMPREENSÃO. PROLÍNGUA, 10(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/27591
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Artigos