GRAMÁTICA(S) FONOLÓGICA(S) NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: A CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO SEGMENTAL

Autores/as

  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer Universidade Católica de Pelotas

Resumen

No processo de aquisição do componente fonológico da língua, como parte do desenvolvimento linguístico integral pela criança, um dos eixos a considerar-se é a construção do inventário de segmentos. Essa constituição do sistema de vogais e consoantes, em diferentes línguas naturais, tem-se mostrado gradual, evidenciando etapas que se podem configurar como diferentes gramáticas. Tais gramáticas são o foco do presente estudo. O objetivo do artigo é discutir o desvelamento da(s) gramática(s), no processo de aquisição da linguagem, com base em dados de produção linguística das crianças, centrando-se na aquisição de segmentos consonantais. São referidos três caminhos que podem dar acesso à gramática a partir da produção linguística: a observação da emergência e do emprego estável de unidades da língua; a observação das unidades ausentes no sistema e do preenchimento de seus espaços fonético-fonológicos; a observação de alternâncias/assimetrias/variabilidades no emprego de segmentos. O desvelamento de gramáticas, no curso da aquisição, por essas vias traz evidências do descompasso que pode haver entre a capacidade de compreensão/percepção e a capacidade de produção linguística das crianças.

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Publicado

2016-02-04

Cómo citar

Matzenauer, C. L. B. (2016). GRAMÁTICA(S) FONOLÓGICA(S) NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: A CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO SEGMENTAL. PROLÍNGUA, 10(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/27588

Número

Sección

Artigos