Mediação Intercultural em Startups Multinacionais

Uma Proposta Para a Abordagem de Assimetrias Entre chineses e Brasileiros

Autori

  • Isabela Maria De Morais Marques Universidade Federal da Paraíba
  • Silvia Renata Ribeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12618091%20

Parole chiave:

China, Brasil, Interculturalidade, Startup

Abstract

Segundo o Ministério da Economia Brasileiro, a China foi a maior parceira econômica do Brasil em 2022, e essa colaboração também reflete na geração de empregos, com Startups chinesas contratando brasileiros. O presente artigo discute as possíveis barreiras interculturais enfrentadas por funcionários brasileiros que atuam em startups multinacionais de origem chinesa, com o objetivo de desenvolver uma proposta de mediação de conflitos a partir da escala de análise cultural proposta por Meyer (2015). Os resultados sugerem que as principais assimetrias interculturais enfrentadas pelos brasileiros estão relacionadas à comunicação, às diferenças na prática de negociação e às estruturas hierárquicas. O artigo conclui que as Startups multinacionais chinesas que operam no Brasil devem considerar as diferenças culturais entre esses dois países para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, o que levará ao aumento da produtividade, à satisfação no trabalho e uma contribuição mais significativa para o crescimento da Startup.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Silvia Renata Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Possui mestrado em Letras e graduação em Letras e em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Mediações Interculturais, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba, com atuação no curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.

Pubblicato

2024-06-30

Come citare

De Morais Marques, I. M., & Ribeiro, S. R. (2024). Mediação Intercultural em Startups Multinacionais: Uma Proposta Para a Abordagem de Assimetrias Entre chineses e Brasileiros. Revista InterCulturas, 1(1), e70187. https://doi.org/10.5281/zenodo.12618091

Fascicolo

Sezione

Interculturalidade, línguas estrangeiras e o mundo do trabalho

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i