Por uma História Local: relatos de experiência na formação do docente em História

Autores

  • Luciana Meire Gomes Reges Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.58852

Palavras-chave:

História local, Ensino de História, Relatos de Experiência

Resumo

Este estudo tem como locus a disciplina de Estágio Supervisionado II -Ação Educativa Patrimonial, do curso de Licenciatura em História, e os enlaces que a mesma possui com a História Local. Objetiva-se, analisar os mecanismos que entrecruzam a teoria e a prática na abordagem da História Local, por meio da problematização dos relatos de experiência do professor Gustavo D’Almeida Lobo (Departamento de História – Fafidam/UECE), que tem como mote metodológico o recorte temporal os anos de 2010 a 2020, período em que o docente exerceu atividades educativas no ensino superior. Para isso, é considerado basilar constituir análises sobre a relação entre prática e teoria, possibilitando construir análises sobre a História Local como proposta desafiadora para o Ensino de História. Os relatos de um decano de experiências possibilitam perceber em que medida o local se relaciona com outras experiências históricas, podendo ser elas locais e/ou macro. E assim, realizar conexões entre o conhecimento histórico (História Escrita) e o cotidiano (História Vivenciada). Portanto, cabe afirmar que a experiência docente possibilita um rico cenário de reflexão e debate, em que a teoria e a prática são mecanismos indissociáveis do fazer docente.

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Biografia do Autor

Luciana Meire Gomes Reges, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Teoria, Metodologia e Ensino pelo Instituto Federal do Ceará e em História e Cultura Afrobrasileira pela Faculdade de Selvíria (FAS). Email: lucianamgreges@gmail.com.

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Entrevista

LOBO, Gustavo D’Almeida Lobô. Experiência Docente, e sua relação com a História Local. Entrevista concedida a Luciana Meire Gomes Reges. Data: 16 out 2019. (5 páginas)

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

REGES, L. M. G. Por uma História Local: relatos de experiência na formação do docente em História. Saeculum, [S. l.], v. 26, n. 45 (jul./dez.), p. 305–315, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.58852. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/58852. Acesso em: 28 mar. 2024.