Presentificando passados na aula de história

algumas reflexões sobre o ensino de história no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69255

Palavras-chave:

Presentificação do passado, Ensino de História, Pandemia, Autoria Partilhada, Maria Firmina dos Reis

Resumo

O presente texto se propõe a refletir sobre formas de presentificação do passado na aula de história, fazendo-o a partir de uma experiência de ensino do (a) autor (a) desenvolvida em uma escola pública com turmas do ensino fundamental. O projeto de ensino “Tu? Tu, livre!” abordou a vida de Maria Firmina dos Reis e uma de suas obras literárias, Úrsula, de 1859, considerado o primeiro romance afro-brasileiro abolicionista. O texto discute os significados de presentificar o passado na aula de história, relacionando-o à questão do ensino de história. Aponta a existência de um novo panorama no ensino de história, marcado pela centralidade da educação das relações étnico-raciais, a emergência dos revisionismos/negacionismos e os efeitos da pandemia sobre a aprendizagem, mais particularmente, no letramento histórico. Por fim, defende-se que o projeto supracitado evidenciou a possibilidade de ampliação do entendimento das formas de presentificação do passado, ao recuperar conteúdos historicamente silenciados, mobilizar formas de leitura praticadas no século XIX e experiências do (a) autor (a) como leitor (a) e demandas do mundo contemporâneo como a inclusão do público surdo-mudo, abrindo novas trincheiras para tornar a aula de história espaço de construção e revisão constantes de sentido.

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Biografia do Autor

Riler Barbosa Scarpati, Universidade Federal de Ouro Preto

Riler Barbosa Scarpati, doutorando em História na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. E-mail: riler.scarpati1@gmail.com

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

SCARPATI, R. B. Presentificando passados na aula de história: algumas reflexões sobre o ensino de história no pós-pandemia. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 209–222, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69255. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/69255. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica