Reflexões antropológicas sobre a covid-19 e o corpo morto
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55799Resumen
O contexto histórico que estamos vivemos reverbera em questionamentos de como a sociedade está lidando com o fenômeno social pela COVID-19. A atual conjuntura de pandemia mundial está causando imensuráveis mortes decorrentes do coronavírus. Tendo isso em mente, visamos desenvolver reflexões de como está sendo o sistema de post-mortem dessas vítimas, do ponto de vista técnico e em suas implicações simbólicas no processo ritualístico, e suas ressignificações com o corpo morto. Essas mudanças têm se mostrado como elementos que dificultam o enfrentamento da dor da perda transformando essas novas práticas em um sistema de biossegurança.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-11-07
Número
Sección
Número especial
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).