Das ruas às redes sociais
a mobilização de movimentos sociais e estudantis em período de isolamento
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55843Resumo
Este ensaio tem como objetivo abordar a atuação dos movimentos sociais no período pandêmico do novo coronavírus. Elaborando um recorte específico no uso das ferramentas digitais e no engajamento do ativismo político de jovens através das redes sociais, utilizados pelo movimento estudantil em atos virtuais. Partindo de uma reflexão socioantropológica enquanto pesquisadoras no campo da juventude e dos movimentos sociais, percebemos a internet como um meio de organização desses movimentos. Promovendo ciberespaços para a mobilização dos militantes, os movimentos que antes ocupavam as ruas, hoje ocupam as redes sociais e disputam o campo virtual.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-11-07
Edição
Seção
Número especial
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).