TENTARAM ME CALAR, MAS EU RESISTI:
ESTUDANTES LGBTQIA+ NA MIRA DA PEDAGOGIA DA HETEROSSEXUALIDADE EM SUA TRAJETÓRIA ESCOLAR
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as relações de poder no espaço escolar e a marginalização da comunidade LGBTQIA+. Amparando-se nas ideias de Foucault (1987), Louro (2019), dentre outros/as, parte-se do pressuposto de que a escola atua como um território heteronormativo, que busca disciplinar corpos a se comportarem por meio da pedagogia da heterossexualidade, dentro dos parâmetros da heteronormatividade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma breve incursão no campo, utilizando-se de técnicas como aplicação de questionário para a coleta de dados. Os resultados apontam que o território escolar continua sendo heterossexista, marginalizando, inferiorizando e colocando sob vigilância corpos que escapam e subvertem a norma. Os dados também evidenciam que existe, nesse mesmo território, uma lacuna que precisa ser preenchida, referente à ausência dessas temáticas tanto nas matérias como na formação docente.
PALAVRAS-CHAVE: Território. Poder. Diversidade sexual. Educação.
Imagem: Bandeira do orgulho LGBTQIA+. Fonte: https://www.mdsaude.com/psiquiatria/identidade-genero-lgbtqia/
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).