A REDE SOCIAL INSTAGRAM DE ARQUIVOS PÚBLICOS COMO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ARQUIVOS E OS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Alexandre da Silva Conceição Universidade Federal de Sergipe
  • Germana Gonçalves de Araújo
  • Pablo Boaventura Sales Paixão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60469

Palabras clave:

Arquivo Público de Estado - Brasil;, Rede Social Instagram;, Marketing Digital em Arquivo;, Uso de rede social em arquivo

Resumen

O artigo analisa a interação dos perfis oficiais da rede social Instagram dos Arquivos Públicos dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe com os usuários dos serviços de arquivo. O objetivo da pesquisa é verificar como tais arquivos interagem com os usuários dos serviços de informação. A pesquisa é do tipo exploratória, de caráter descritivo e com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa está delimitado a três Arquivos Públicos da região Nordeste do Brasil, que utilizam a rede social como canal de interação. Para as análises foram utilizadas variáveis presentes no marketing digital a partir da: audiência (número de seguidores e frequência de publicação) e engajamento (curtidas, comentários e visualizações). Os resultados apontam que o Instagram pode ser um canal de comunicação se tratado dentro dos aspectos trabalhados no marketing digital.  

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Biografía del autor/a

Alexandre da Silva Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Arquivista e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9330-7313

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Publicado

2021-12-28

Cómo citar

DA SILVA CONCEIÇÃO, A.; ARAÚJO, G. G. de .; PAIXÃO , P. B. S. . A REDE SOCIAL INSTAGRAM DE ARQUIVOS PÚBLICOS COMO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ARQUIVOS E OS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO. Archeion Online, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 101–118, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60469. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/60469. Acesso em: 29 jun. 2024.

Número

Sección

Relatos de Pesquisa