A REDE SOCIAL INSTAGRAM DE ARQUIVOS PÚBLICOS COMO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ARQUIVOS E OS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60469Parole chiave:
Arquivo Público de Estado - Brasil;, Rede Social Instagram;, Marketing Digital em Arquivo;, Uso de rede social em arquivoAbstract
O artigo analisa a interação dos perfis oficiais da rede social Instagram dos Arquivos Públicos dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe com os usuários dos serviços de arquivo. O objetivo da pesquisa é verificar como tais arquivos interagem com os usuários dos serviços de informação. A pesquisa é do tipo exploratória, de caráter descritivo e com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa está delimitado a três Arquivos Públicos da região Nordeste do Brasil, que utilizam a rede social como canal de interação. Para as análises foram utilizadas variáveis presentes no marketing digital a partir da: audiência (número de seguidores e frequência de publicação) e engajamento (curtidas, comentários e visualizações). Os resultados apontam que o Instagram pode ser um canal de comunicação se tratado dentro dos aspectos trabalhados no marketing digital.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAUJO, Ronaldo Ferreira; ARAÚJO, Janiele Oliveira de. O uso das redes sociais como estratégias de marketing em unidades de informação: estudo de caso da biblioteca pública Estadual Graciliano Ramos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v 14, n. 2, 176-196, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/73. Acesso em: 07 out. 2020.
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Marketing científico digital e me tricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte v.20, n.3, p.67-84, jul. /set. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2402. Acesso em: 22 jun. 2016.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Aba institucional. Disponível em: http://arquivopublico.pe.gov.br/institucional/. Acesso em: 15 dez 2020.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SERGIPE. Arquivo Público de Sergipe: memória e cultura são preservadas. Disponível em: https://al.se.leg.br/arquivo-publico-de-sergipe-memoria-e-cultura-sao-preservados/. Acesso em: 15 dez. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 244 p.
GABRIEL, Martha. Marketing na Era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Editora Novatec, São Paulo, 2010.
GARCIA, Isabele Oliveira dos Santos; SÁ, Maria Irene da Fonseca e. Bibliotecas no Instagram: um estudo sobre o uso do aplicativo por unidades de informação. Prisma.com: Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, Porto, n. 35, p. 108-151, 2017. Disponível em: http://twixar.me/cwpK. Acesso em: 07 out. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE divulga estimativa da população dos municípios para 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28668-ibge-divulga-estimativa-da-populacao-dos-municipios-para-2020. Acesso em: 27 jan. 2021.
KOTLER, Philip, et al. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2017.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação Organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Trabalho apresentado no IX Congresso Ibero-americano de Comunicación - “El espacio iberoamericano de Comunicación en la era digital”. Disponível em: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/viewFile/3714/3379. Acesso em: 22 nov. 2020.
NEVES, Barbara Coelho. Aproximação conceitual e possibilidades do marketing digital: o bibliotecário estrategista em mídias sociais. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 214-225, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/39354. Acesso em: 10 nov. 2020.
VOLPATO, Bruno. Ranking das redes sociais 2020: as mais usadas no Brasil e no mundo, insights e materiais gratuitos. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 27 jan. 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).