IMAGENS DE MULHER E AGENDA DE GÊNERO NA RETA FINAL DA CAMPANHA DA PRIMEIRA PRESIDENTA DO BRASIL
Resumo
O pleito ocorrido no Brasil em 2010 trouxe a primeira eleição de uma mulher para o mais alto cargo do Executivo: a Presidência da República. O segundo turno foi o ponto alto da campanha no que se refere ao acirramento da disputa entre um homem (José Serra) e uma mulher (Dilma Rousseff) ao cargo. Nesse período, o HGPE de Dilma reforçou a marcação de gênero e exaltou as mulheres que, lado a lado com os homens, constroem o País. A política maternal e a política de presença, conceitos trabalhados por Miguel (2001) e Phillips (2001), foram importantes para se entender o andamento da campanha e como a questão de gênero e a da “igualdade de oportunidades” perpassaram o discurso político de Dilma Rousseff durante o pleito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FREITAS, V. G. IMAGENS DE MULHER E AGENDA DE GÊNERO NA RETA FINAL DA CAMPANHA DA PRIMEIRA PRESIDENTA DO BRASIL. Revista Ártemis, [S. l.], v. 16, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/17357. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos