Contextualizando a luta por direitos igualitários na trajetória das políticas públicas de saúde para a mulher brasileira

Autores

  • Quéren S. Martins
  • Denise C. Lyrio

Resumo

O presente artigo versa a respeito do desafio posto às mulheres de conquistar condições igualitárias nesta sociedade regida pelo modelo patriarcal, com práticas machistas que subjugam à mulher ao homem por sua condição natural. Foram tragos contribuições acerca da luta das mulheres por reconhecimento na sociedade e os embates que se enfrentam na defesa pela participação ativa das mulheres nos espaços públicos. Os momentos históricos marcados por conquistas no que se refere às políticas públicas de saúde para a mulher são discorridos objetivamente, desde a Era Vargas até a atualidade. Tem-se uma recente Política de Atenção à Saúde da mulher, com grandes desafios, mas considerada um avanço no campo de direitos da mulher. Para a realização deste artigo utilizou-se a revisão de literatura através de consultas a artigos publicados em periódicos, livros e outros documentos de relevância científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

MARTINS, Q. S.; LYRIO, D. C. Contextualizando a luta por direitos igualitários na trajetória das políticas públicas de saúde para a mulher brasileira. Revista Ártemis, [S. l.], v. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/26207. Acesso em: 24 abr. 2024.