Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras

Autores

  • Carlos Ian Bezerra de Melo Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.34424

Resumo

O presente trabalho aborda questões de gênero na área da Matemática, a partir da relação das mulheres com o saber matemático e sua participação na construção e propagação deste. Para isso analisou-se, através de uma regressão histórica apoiada nas obras de Muraro (1993), Tosi (1998) e outros, como se deu o processo de exclusão feminina desse meio, evidenciado através de diversos discursos e práticas recorrentes em nosso cotidiano. Logo após, reconhecendo a necessidade de evidenciar a participação e contribuição feminina ao campo da matemática, são apresentados breves relatos biográficos de mulheres matemáticas, aqui chamadas afetuosamente de bravas transgressoras. Tem por objetivo provocar discussão acerca da temática, levando o leitor a questionar-se sobre o porquê de ainda termos poucas mulheres nos ramos das ciências exatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciando em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

MELO, C. I. B. de. Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 189–200, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.34424. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/34424. Acesso em: 23 dez. 2024.