Moda inclusiva: percepção de mulheres obesas em relação ao corpo e ao vestuário
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v27n1.41373Resumo
Este artigo aborda o tema da percepção do corpo entre mulheres obesas, discutindo o papel do vestuário no processo de exclusão/inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada por estudo observacional descritivo e pesquisa de campo, que se utilizou de procedimentos técnicos tais como entrevistas semiestruturadas aplicadas com mulheres maiores de 18 anos, com IMC – índice de massa corporal - de 25 a 29,9 e com IMC de 30 a 34,9. Os resultados indicam que as mulheres entrevistadas sentem insatisfação em relação aos seus corpos e, frequentemente, costumam comparar-se aos estereótipos de beleza difundidos pela mídia, o que lhes causa frustração e sentimentos de inferioridade. É possível inferir que se o vestuário não contempla as necessidades dos diferentes corpos existentes, a moda, no contexto extra passarelas, acaba por ser excludente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-11
Como Citar
PACHECO, B.; RENNER, J. S.; NUNES, M. F.; ROCHA, A. L. C. Moda inclusiva: percepção de mulheres obesas em relação ao corpo e ao vestuário. Revista Ártemis, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 443–456, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2019v27n1.41373. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/41373. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos