A educação em gênero e diversidade sexual na promoção da igualdade de gênero: a conquista da cidadania negra

  • Antônio Rodrigues Neto Programa de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPG-DH/UFMS) http://orcid.org/0000-0001-8402-7267
  • Isabelle Dias Carneiro Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Educação em Gênero e Diversidade Sexual, Cidadania, Igualdade de Gênero, População negra

Resumo

A criação de legislações e jurisprudências destinadas à proteção das relações de gênero e diversidade sexual tiveram um avanço nas últimas décadas. Todavia, apesar do assunto despertar alguns debates, ainda se percebe um desconhecimento mais profundo sobre a temática, bem como da importância de se discuti-la na seara educacional, uma vez que esse também é um espaço de reconhecimento/respeito às diferenças, construção de identidades e, principalmente, fruição da cidadania. Sendo assim, a justificativa social de uma pesquisa sobre o assunto está relacionada a trazer a visibilidade sobre o tema, bem com abordar a Educação em Gênero e Diversidade Sexual na promoção da igualdade de gênero, em especial à população negra. Para tanto, utilizou-se de pesquisa exploratória e bibliográfica, calcada na legislação e a doutrina pátria e internacional, bem como sites oficiais e não oficiais.

Biografia do Autor

Antônio Rodrigues Neto, Programa de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPG-DH/UFMS)
Bolsista CNPQ (CAPES). Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPG/DH-UFMS)
Isabelle Dias Carneiro Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Professora na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (FADIR/UFMS). Posdoutoranda em Direito Público pela Universidad de Santiago de Compostela. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências-Jurídico Internacionais. Especialista em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Especialista em Direito Público pela Universidade Católica Dom Bosco.
Publicado
2019-12-17
Como Citar
RODRIGUES NETO, A.; SANTOS, I. D. C. A educação em gênero e diversidade sexual na promoção da igualdade de gênero: a conquista da cidadania negra. Revista Ártemis, v. 28, n. 1, p. 209-226, 17 dez. 2019.