Gênero e envelhecimento: uma análise sobre o corpo envelhecido a partir das representações sociais compartilhadas por homens e mulheres velhos/as

an analysis of the aged body from the social representations shared by old men and women

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2021v31n1.56295

Palavras-chave:

Envelhecimento, Gênero., Corpo, Representações Sociais.

Resumo

Este artigo propõe analisar as representações sociais de homens e mulheres sobre seus corpos envelhecidos.  Existem duas noções atreladas ao imaginário social do envelhecimento: a primeira consiste na representação tradicional da velhice atribuindo ao/a velho/a uma imagem associada à decadência física e a ausência de papeis sociais; e outra noção confere novos significados a esta etapa da vida, incentivando a autovigilância dos corpos e a responsabilização dos sujeitos pelo sucesso do envelhecimento. Neste sentido, a pesquisa apresentada visa compreender as representações dos/as velhos/as sobre o processo de envelhecimento a partir do gênero. A metodologia do estudo consistiu em entrevistas semiestruturadas em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e um grupo de convivência, ambos localizados em Cuiabá (MT). Constatou-se que as representações sociais compartilhadas enaltecem o corpo jovem como padrão hegemônico de corpo que produz trabalho. Ademais, a construção social do gênero revela-se como aspecto fundamental na experiência do envelhecimento, especialmente para as mulheres, pois sobre estas incide uma expressiva cobrança social para a manutenção da juventude de seus corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanie Natalie Burille, Universidade de Brasília

Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). (Orientanda de graduação da Dr.ª Silvana Maria Bitencourt). 

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Sociologia Política pela UFSC. Professora Associada I do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT.

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

BURILLE, S. N.; BITENCOURT, S. M. Gênero e envelhecimento: uma análise sobre o corpo envelhecido a partir das representações sociais compartilhadas por homens e mulheres velhos/as: an analysis of the aged body from the social representations shared by old men and women. Revista Ártemis, [S. l.], v. 31, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2021v31n1.56295. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/56295. Acesso em: 19 abr. 2024.