Um retrato do romance brasileiro contemporâneo de autoria feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2021v31n1.56639

Palavras-chave:

Autoria feminina. Romance contemporâneo. Construção de personagens. Performances femininas. Subversões feministas.

Resumo

Nosso objetivo nesse artigo foi construir uma espécie de retrato do romance contemporâneo de autoria feminina, no qual destacamos as suas principais características temáticas, estéticas e ideológicas, matizadas de subversões feministas. O ponto de partida foi o mapeamento do modo de construção das personagens que integram um corpus constituído por 151 romances escritos por mulheres e publicados por três grandes editoras brasileiras entre os anos 2000 e 2015, realizado por meio da pesquisa “Literatura de autoria feminina brasileira contemporânea: escolhas inclusivas?”.  A metodologia compreendeu o reconhecimento, a problematização e a interpretação de constantes que permeiam essa produção. O aporte teórico foi constituído a partir de uma perspectiva multidisciplinar que aborda o texto literário em suas interseções com o contexto sociocultural em que emerge e com teorias nascidas para pensar o mundo contemporâneo e suas manifestações artísticas, com ênfase na teoria crítica feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Osana Zolin, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa pela UNESP-São José do Rio Preto, 2001, com pós-doutorado Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e pela Universidade de Brasília (2020).

É professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Departamento de Letras. Atua no Programa de Pós-Graduação (PLE), na área de concentração em Estudos Literários. Coordena regularmente projetos de pesquisa institucionais relacionados aos Estudos de Gênero, com ênfase na Literatura de Autoria Feminina e na Teoria Crítica Feminista. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado nessa  seara. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Literatura Brasileira Contemporânea – GELBC -, e é líder do Grupo de Pesquisa Literatura de Autoria Feminina Brasileira  - LAFEB. Tem organizado coletâneas, publicado artigos em revistas especializadas e em capítulos de livros nessa área. É autora do livro Desconstruindo a opressão. Uma leitura de a República dos sonhos, de Nélida Piñon (EDUEM).

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

ZOLIN, L. O. Um retrato do romance brasileiro contemporâneo de autoria feminina . Revista Ártemis, [S. l.], v. 31, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2021v31n1.56639. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/56639. Acesso em: 27 jan. 2022.