Influencers e mompreneurs: uma exploração do repertório digital da maternidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2021v31n1.60141Resumo
Este artigo investiga a configuração discursiva do modelo da “mãe empreendedora” em artigos de jornais na imprensa argentina e em contas de redes sociais cujos usuários se auto-inscrevem nesse modelo. Propomos, primeiro, caracterizar particularidades e valorizações das narrativas maternas no espaço digital; e depois observar as características e significados que constituem o modelo da mãe empreendedora como alguém que encontra uma resolução adequada para as dificuldades de conciliar trabalho produtivo e reprodutivo. Para isso, apelamos à análise cultural qualitativa da tradição da crítica ideológica (Richard, 2009; Thompson, 1991) que nos permite investigar a configuração dos significados sociais em relação às suas condições materiais de produção (Angenot, 2010). A partir da seleção de alguns exemplos, questionamos o alcance e os limites das idéias que se entrelaçam em conteúdos que exibem espaços digitais como abertura para a coletivização da maternidade e incentivam a replicação de experiências maternas como as da mãe empreendedora.