“Virar o pescoço para o outro lado”: histórias de afetos e amor entre lésbicas em Manaus/AM (Décadas 80 e 90 séc.XX)

Autores

  • Michele Pires Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Júlio Cláudio da Silva Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Lesbianidades, Relações familiares, Amor, Manaus

Resumo

Este artigo se propõe historicizar as formas de afeto e o amor profundo nas vivências das ativistas lésbicas negras e afroindígenas Francy Junior e Sebastiana Silva em Manaus, nas últimas décadas do século XX. Para esse fim, utilizamos a História Oral como metodologia que contribui para o rastreamento, coleta e análise das memórias narradas de sujeitos e o registro de suas impressões pessoais e participação em eventos históricos, tangenciando temas como cotidiano, escolaridade, relações sociais, formas de ativismos e a presença das relações afetivo-sexuais, reconhecendo, desse modo, os efeitos nocivos do patriarcado e da heterossexualidade compulsória, que dificultam os direcionamentos de paixões entre mulheres, sendo a lesbianidade um componente capaz de desestabilizar estruturas de opressão. Assim, propomos contribuir com a guinada na história do esquecimento das lésbicas, especialmente das lésbicas negras e afroindígenas que são/foram silenciadas pelo entrecruzamento de opressões sociais, descortinando possibilidades para que outras sujeitas e sujeitos narrem suas memórias e as mesmas sejam analisadas historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Pires Lima, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/FAPEAM). Mestra em História (UFAM). Membro da Diretoria da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas - ASSOTRAM.

Júlio Cláudio da Silva, Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui licenciatura e bacharelado em História (1997), especialização em História do Brasil (2000), mestrado em História Social (2005) e doutorado em História Social pela pela Universidade Federal Fluminense (2011), com pós-doutorado desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em História ? Universidade Federal Fluminense (2019-2021); com pós-doutorado desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos séculos XIX e XX, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História do Pós-Abolição, História do Movimento Negro, História das Relações de Gênero, História Oral e Memória. É pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense; coordenador de grupo de pesquisa, Grupo de Estudos Históricos do Amazonas/UEA e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Parintins (2014-). Foi Diretor da Seção Regional Norte da Associação Brasileira de História Oral (2014-2016). Foi Vice-Presidente da Seção Amazonas da Associação Nacional de História/ANPUH-AM (2016-2018) e membro Coordenador da Seção Norte do GT Nacional Emancipações e Pós Abolição/ANPUH (2013-). É Professor Associado Nível A na Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Parintins e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

PIRES LIMA, M.; DA SILVA, J. C. “Virar o pescoço para o outro lado”: histórias de afetos e amor entre lésbicas em Manaus/AM (Décadas 80 e 90 séc.XX). Revista Ártemis, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 114–136, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/63632. Acesso em: 27 abr. 2024.