Feminismo antirracista e decolonialidade: arte-educação, raça e gênero

Autores

Palavras-chave:

Arte Educação, Decolonialidade, Feminismo, Mulheres Negras

Resumo

Este artigo tem como objetivo aprofundar a proposta teórico-prática do feminismo antirracista através de narrativas de arte educadoras negras em seus espaços de ensino e aprendizagem. Para tal propósito, escolheu-se como marco metodológico a categoria político-cultural de amefricanidade, proposta por Lélia Gonzalez. A princípio, discorreu-se acerca das suas origens e dos seus efeitos para o movimento artístico de mulheres negras educadoras e os movimentos pós-coloniais que se propuseram a incluir o debate do feminismo e raça nas reflexões decoloniais. No seguimento, debruçou-se sobre como esse feminismo, tecido e proposto pelas mulheres negras, está sendo construído no campo da arte educação. Por fim, concluiu-se que a sistematização e referenciação do feminismo antirracista às condições e particularidades de gênero e raça possibilitaram não apenas novas perspectivas para o movimento decolonial e feminista, como também para o movimento educacional e artístico. Assim, este trabalho justifica-se a partir do interesse social e coletivo no que diz respeito às mudanças sociais que tange o combate ao racismo, violência de gênero e novas possibilidades educacionais, tendo como meio de diálogo e incorporação as narrativas das arte educadoras negras mediante suas experiências e criações em espaços educacionais.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

SILVA, J. M.; HERNECK , H. .; EUCLIDES, M. S. Feminismo antirracista e decolonialidade: arte-educação, raça e gênero. Revista Ártemis, [S. l.], v. 34, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/63642. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Leituras decoloniais e feministas na literatura e outras artes