Leves risos, fortes ruídos: uma festa com Ledusha e Letrux

Autores

Resumo

O estudo sobre obras de escritoras vivas, além de provocar um ruído, é um risco para a estável hegemonia de vozes na literatura brasileira. Assumindo este risco, o trabalho em questão realiza um diálogo, uma aproximação bem-humorada entre a obra da paulista-carioca Ledusha Spinardi e a carioquíssima Letrux. A poética das autoras provoca um ruído na linguagem falogocêntrica, sobretudo pelo efeito de riso sutil e pela conversa que estabelece com outros seres. Temos uma linguagem política que é a escrita feminina (Cixous, 2022 [1975]), potente enquanto criação que parte de um eu-lírico que dessacraliza e que manifesta desejos, comprovada pela análise de alguns poemas da obra Risco no disco (1981), de Ledusha, e da obra Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas (2021), de Letrux, compreendendo suas manifestações ruidosas enquanto um tipo de som necessário para a reivindicação de uma poética diversa que desestabiliza e questiona o falogocentrismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciéle Bernardi de Souza, UFSC

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) -ênfase em Sociologia da Cultura. Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), especialista em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela UERGS (2017) e mestra (2018) em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Discente de Doutorado em Literaturano PPGLit (UFSC).

Luciane Bernardi de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022). Possui graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2013) e Letras Espanhol e Literatura de Língua Espanhola (2014) pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestrado em Letras-Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação da Drª.Ana Teresa Cabañas Mayoral (2015) e Vera Lucia Lenz Viana (2016). 

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

BERNARDI DE SOUZA, L.; BERNARDI DE SOUZA, L. . Leves risos, fortes ruídos: uma festa com Ledusha e Letrux. Revista Ártemis, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 61–82, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/66279. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Não é brincadeira!