A mediação da informação no âmbito da ciência da informação e da ciência do direito

Pontos de aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n3/4.55949

Resumo

Hodiernamente as discussões sobre a mediação da informação devem acontecer principalmente considerando o momento complexo em que estamos vivenciando, inclusive com a inserção das tecnologias de informação que possibilitam a criação das redes sociais virtuais. Este artigo é um recorte da tese em andamento que aborda a mediação da informação. Buscou-se fazer uma pesquisa bibliográfica sobre os temas. As discussões sobre a mediação da informação precisam acontecer frequentemente mesmo que com um olhar amplo sobre os ambientes virtuais. Diante disso, com o objetivo de compreender a relação entre a mediação na Ciência da Informação alicerçada em Almeida Junior e na Ciência do Direito considerando que o advogado também é um mediador. Para isso, o estudo tem o objetivo investigar as possibilidades de contribuições a partir das relações entre mediação da informação e a mediação de conflito, visando a compreensão do pensamento complexo. A metodologia utilizada foi bibliográfica, por meio da revisão de literatura. Como resultados e considerações parciais, constata-se que a mediação da informação está relacionada com a mediação desenvolvida no Direito, possui uma proximidade visto que a mediação na CI exige certos critérios e condutas, assim como no Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eiane Maria da Silva Jovanovich, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutoranda em Ciência da Informação (UNESP-2017). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2016). Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2009). Especialista em Gerência de Unidades de Informação pela UEL (2002). Graduada em Biblioteconomia pela UEL em 1999. É Bibliotecária na Universidade Estadual de Londrina, desde 2010 é bibliotecária responsável pela Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos - BSEAAJ, biblioteca especializada na área jurídica. Trabalhou na Universidade Estadual de Maringá entre 2002 e 2006. De 2003 à 2006 atuou também como Bibliotecária da União de Faculdades Metropolitana de Maringá. Tem experiência em Organização e Tratamento da Informação, atuando em outros segmentos da área. Bibliotecária colaboradora na Catalogação da Publicação para algumas editoras nacionais. Participa de Grupos de Trabalho, colaborando na organização do acervo de Literatura de Cordel do Sistema de Bibliotecas, Coordenou a Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas da UEL e participou como membro de Comissões do Sistema de Bibliotecas da UEL. Colaborou de 2011-2013 no Processo de implantação da Sala de Tecnologia Assistiva do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Estadual de Londrina. Participa do Grupo de Pesquisa Redes de Conhecimento na Linha Compartilhamento da Informação e do Conhecimento do Programa de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Lidia Eugenia Cavalcante, UFC

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI e do curso de Biblioteconomia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto. Também é pesquisadora do Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS/FAMED/UFC).

Downloads

Publicado

2021-02-16

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO