E viveram felizes para sempre
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.45863Palavras-chave:
Meninas, Casamento, MídiaResumo
O artigo versa sobre a relação entre cultura midiática e construção de identidades infantis femininas, tendo como foco as histórias de princesas recorrentemente narradas nos filmes de animação da Disney, alinhadas com o sonho do casamento propagado nas novelas brasileiras. Em termos metodológicos, o estudo parte de uma entrevista semiestruturada realizada com sete meninas do 5º ano de uma escola municipal do Rio Grande do Sul. Na segunda etapa, as análises do material das entrevistas privilegiaram a discussão sobre a maneira como as narrativas midiáticas (filmes de animação e novelas) contribuem na construção de um ideal de felicidade do público feminino infantil. O estudo aponta e problematiza a noção de “felizes para sempre” propagada na cultura midiática, noção essa que contribui na maneira como o sujeito infantil constrói a sua identidade, pautando formas de “ser” e “estar” no mundo.
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