E viveram felizes para sempre

Autores

  • Vitória Brito Santos Universidade Feevale
  • Saraí Patricia Schmidt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.45863

Palavras-chave:

Meninas, Casamento, Mídia

Resumo

O artigo versa sobre a relação entre cultura midiática e construção de identidades infantis femininas, tendo como foco as histórias de princesas recorrentemente narradas nos filmes de animação da Disney, alinhadas com o sonho do casamento propagado nas novelas brasileiras. Em termos metodológicos, o estudo parte de uma entrevista semiestruturada realizada com sete meninas do 5º ano de uma escola municipal do Rio Grande do Sul. Na segunda etapa, as análises do material das entrevistas privilegiaram a discussão sobre a maneira como as narrativas midiáticas (filmes de animação e novelas) contribuem na construção de um ideal de felicidade do público feminino infantil. O estudo aponta e problematiza a noção de “felizes para sempre” propagada na cultura midiática, noção essa que contribui na maneira como o sujeito infantil constrói a sua identidade, pautando formas de “ser” e “estar” no mundo.

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Biografia do Autor

Vitória Brito Santos, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia. Bolsista Capes. Mestra pelo mesmo programa. Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Saraí Patricia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

SANTOS, V. B.; SCHMIDT, S. P. E viveram felizes para sempre. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 242–260, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.45863. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/45863. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Identidade

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