Parâmetros de Acessibilidade nas Redes Sociais

consumo de marcas por pessoas com deficiência visual no Facebook

Autores

  • Guilherme Mori Magalhães Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Suely Maciel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.60537

Palavras-chave:

Acessibilidade, Redes Sociais, Deficiência Visual, Comunicação Digital

Resumo

A criação de um ambiente virtual cada vez mais participativo levou à disseminação de plataformas de redes sociais digitais, onde internautas e organizações podem interagir e participar do debate público. Porém, uma das consequências do aumento da complexidade da web é a criação de barreiras de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Esse estudo objetiva a verificação do cumprimento de parâmetros de acessibilidade em três das maiores páginas do Facebook no Brasil em 2019, a Burger King Brasil, a Skol e a Guaraná Antártica, com base no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (eMAG). Verificou-se que as marcas carecem de recursos de acessibilidade em suas publicações, dificultando, ou até impedindo, o consumo de informação por essa população. Além disso, a participação e o cumprimento do direito de acesso à informação, cultura e entretenimento dependem da programação de plataformas e do uso de recursos de tecnologia assistiva na criação de conteúdo.

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Biografia do Autor

Guilherme Mori Magalhães, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduando do curso de Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru. Bolsista PIBIC de Iniciação Científica (CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Mídia Acessível (GELIMA).

Suely Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Docente dos cursos de graduação em Jornalismo e Relações Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Mídia Acessível (GELIMA) e Coordenadora do projeto de extensão Biblioteca Falada.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

MORI MAGALHÃES, G.; MACIEL, S. Parâmetros de Acessibilidade nas Redes Sociais: consumo de marcas por pessoas com deficiência visual no Facebook. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 15, p. 21, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.60537. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/60537. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, acessibilidade e representação de pessoas com deficiência