Parâmetros de Acessibilidade nas Redes Sociais
consumo de marcas por pessoas com deficiência visual no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.60537Palavras-chave:
Acessibilidade, Redes Sociais, Deficiência Visual, Comunicação DigitalResumo
A criação de um ambiente virtual cada vez mais participativo levou à disseminação de plataformas de redes sociais digitais, onde internautas e organizações podem interagir e participar do debate público. Porém, uma das consequências do aumento da complexidade da web é a criação de barreiras de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Esse estudo objetiva a verificação do cumprimento de parâmetros de acessibilidade em três das maiores páginas do Facebook no Brasil em 2019, a Burger King Brasil, a Skol e a Guaraná Antártica, com base no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (eMAG). Verificou-se que as marcas carecem de recursos de acessibilidade em suas publicações, dificultando, ou até impedindo, o consumo de informação por essa população. Além disso, a participação e o cumprimento do direito de acesso à informação, cultura e entretenimento dependem da programação de plataformas e do uso de recursos de tecnologia assistiva na criação de conteúdo.
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