Performance y linchamiento mediático en la música pop

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v20n.67427

Palabras clave:

performance, drama social, linchamiento mediático, redes sociales digitales, music pop

Resumen

A partir de la consagración de una cantante drag queen en un programa de televisión como poseedora de la “canción del año”, se elabora un guión performático de odio en las redes sociales digitales para evidenciar las tensiones y vulnerabilidades de los sujetos LGBTQIA+ en contextos mediáticos de alta visibilidad. A partir de una metodología de estudio de dramas sociales en entornos mediáticos (Turner, 2008; Taylor, 2013, Soares, 2021), se identifica una dramaturgia de linchamiento mediático, que implica el establecimiento de crisis y reordenamientos de órdenes, como aparatos de comprensión del “derecho a aparecer” (Butler, 2018) de los sujetos LGBTQIA+ en la música pop. Los Estudios de Performance se reivindican como un campo fértil para el análisis de las controversias mediáticas en la cultura del entretenimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Soares, Universidad Federal de Pernambuco (UFPE)

Profesor del Programa de Postgrado en Comunicación de la UFPE, Doctor en Comunicación y Cultura Contemporánea (UFBA) y Máster en Teoría de la Literatura (UFPE). Postdoctorado en Comunicación (UFF).

Lívia Maria Pereira, Universidad Federal de Pernambuco (UFPE)

Estudiante de Doctorado en Comunicación del Programa de Postgrado en Comunicación (PPGCOM) de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE). Beca FACEPE.

Citas

ALBERTO, Thiago Pereira; PEREIRA DE SÁ, Simone . As controvérsias de Morrissey e a cultura do cancelamento: Uma batalha nas guerras culturais da música pop . Revista Eco-Pós, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 252–276, 2021. DOI: 10.29146/ecopos.v24i2.27697. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27697. Acesso em: 22 jul. 2023.

AMARAL, Adriana; POLIVANOV, Beatriz; SOARES, Thiago. Disputas sobre performance nos estudos de comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas. Revista da Intercom – RBCC. v.41, n.1, p.63-79, jan./abr. 2018.

GLOBOPLAY. Pablo Vittar canta K.O. São Paulo: TV Globo, 2017. 1 vídeo (4 min). Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/6347885/. Acesso em: 12 jun. 2023.

G1. Pabllo Vittar e Ana Vilela fazem festa entre amigos após Melhores do Ano. G1, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3Np423H. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Falcão critica Pabllo Vittar: “Criatura canta mais ruim do que eu”. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/46Whz9M. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Ed Motta elogia voz de Pabllo Vittar: “Chorei de verdade porque não imaginava essa musicalidade, timbre lindo”. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/3GGjlRw. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Lucas Lucco lança “Paraíso”, música em parceria com Pabllo Vittar. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/3NqzTAR. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Sucesso de Pabllo Vittar nas plataformas de streaming vira tema de TCC na PB. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/3RzRbhn. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Efeito Pabllo Vittar: Após estouro da cantora, veja 10 artistas drags, trans e travestis que são apostas para 2018. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/3Tm3Fud. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Lucas Lucco e Pabllo Vittar lançam “Paraíso” no palco do Fantástico. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/47RhIg0. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Pabllo Vittar e Diplo se beijam no clipe de “Então vai”; assista. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/3uXL7qg. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Pabllo Vittar desfila na Beija-Flor com transparência: 'Esse carnaval ainda não beijei ninguém'. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/3TmUgTs. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Pabllo Vittar, Anitta e Marília Mendonça lideram entre artistas femininas mais ouvidas no streaming, diz Spotify. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/41kma4n. Acesso em 12 de junho de 2023.

G1. Pabllo Vittar vai ganhar programa no Multishow em que ela conta sua trajetória. G1, 2017. Disponível em: http://glo.bo/48f0GIa. Acesso em 12 de junho de 2023.

HIDALGO, Gabriel. La comunicación del miedo: ¿Linchamiento mediático o comunicación colusoria? Análisis de una categoría ambigua en Ecuador. Revista ComHumanitas. v. 9, n. 2, p. 116-139, nov-dez de 2018.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

_____. Corpos em Alianças e a política das ruas: Notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução: Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

_____. Discurso de ódio: uma política do performativo. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

MISKOLCI, Richard. Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada. São Paulo: Autêntica, 2021.

POSTINGUEL, Danilo; GONZATTI, Christian; DE MELO ROCHA, Rose . #AnittalsOverParty: a celebridade como mobilizadora de ciberacontecimentos, os consumidores-fiscais e a cultura do cancelamento em redes digitais. E-Compós, [S. l.], v. 23, 2020. DOI: 10.30962/ec.2037. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2037. Acesso em: 22 jul. 2023.

SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudo da Teatralidade em Performances Midiáticas: Dramas, roteiros, ações. ALCEU, v. 21, n. 43, p. 210-227, 2021.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural na América Latina. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

TELLES, Helcimara. Democracia de democratas insatisfeitos e a emergência dos alternative right (ar). Em Debate, Belo Horizonte, v.10, n.1, p.25-30, abril 2018.

TROTTA, Felipe. Música popular, moral e sexualidade: reflexões sobre o forró contemporâneo. Revista Contracampo. v.1, n.49, Rio de Janeiro, 2009. p. 132-146. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/ 17184/10822. Acesso em 11 de agosto de 2021.

TURNER, Victor. Dramas, campos, metáforas: ação simbólica na sociedade humana. Niterói (RJ): EdUFF, 2008.

VILAS, Carlos. Linchiamiento: Venganza, castigo e injusticia en escenários de inseguridade. El Cotidiano. v. 20, n. 131, p. 20-26, dezembro de 2005.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

SOARES, T.; PEREIRA, L. M. Performance y linchamiento mediático en la música pop. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 20, p. 24–40, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2023v20n.67427. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/67427. Acesso em: 22 nov. 2024.