Performance e linchamento midiático na música pop
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v20n.67427Palavras-chave:
performance, drama social, linchamento midiático, redes sociais digitais, música popResumo
A partir da consagração de uma drag queen cantora num programa televisivo como detentora da “música do ano”, traça-se um roteiro performático do ódio em redes sociais digitais para evidenciar as tensões e vulnerabilidades de sujeitos LGBTQIA+ em contextos midiáticos de alta visibilidade. Utilizando-se de uma metodologia de estudo dos dramas sociais em ambientes midiáticos (Turner, 2008; Taylor, 2013, Soares, 2021), identifica-se uma dramaturgia do linchamento midiático (Hidalgo, 2018), que envolve a instauração de crises e reordenamentos de ordens, como aparatos do entendimento sobre o “direito de aparecer” (Butler, 2018) de sujeitos LGBTQIA+ na música pop. Reivindica-se os Estudos de Performance como um fértil campo para análise de controvérsias midiáticas na cultura do entretenimento.
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