A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA EM ALAGOAS (1889–1945)

Autores

  • Roseane Maria de Amorim Universidade Federal de Alagoas
  • Estefânia de Araujo Policarpo Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Lisboa Farias Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma investigação sobre a participação da música no processo do Ensino de Primeiras Letras no Início da República em Alagoas (1889-1945). Tem como base os documentos oriundos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, onde buscamos os vestígios do ensino de música no contexto educacional no Estado, qual foi o sentido da música no desenvolvimento das práticas educativas. Nessa perspectiva, observamos a prática musical como grande aliada do processo educativo, encontrando vestígios da utilização da música na escola primária como uma disciplina complexa, abrangendo teoria e prática, desenvolvendo aspectos cognitivos musicais, disciplinadores e pátrios. Utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa e bibliográfica, alinhada à história cultural. Na conclusão, salientamos a importância da música para a sociedade, principalmente no contexto educativo formal, considerando que a música exerceu um papel importante ao ter sua presença marcada na educação republicana, não só por seus objetivos, mas pela valorização de seus elementos e de sua forte marca na sociedade, reconhecendo sua influência como grande aliada para o processo educativo atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Estefânia de Araujo Policarpo, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas e Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pelo Instituto Cotemar Minas Gerais.

Fernanda Lisboa Farias, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas.

Referências

AMATO, Rita de Cássia Fucci. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Revista Opus, n. 12, 2006. Disponível em: < http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/319/298>. Acesso em: 4 set. 2013.

AVELAR, Romeu de. Coletânea de poetas alagoanos. Rio de Janeiro: Minerva, 1959.

BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas. Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v.

BEVILACQUA, Otavio. Notas sobre história do canto coral. Rio de Janeiro: Globo, 1933.

BISPO, Antonio Alexandre. Contribuição alagoana à educação musical no início do século: os cantos escolares de Tavares de Figueiredo. Akademie Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira, n. 9, 1991a. Disponível em: <http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM09-03.htm>. Acesso em: 10 fev. 2014.

______. Conceitos e opiniões de Luiz Lavenère. Akademie Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira, n. 9, 1991b. Disponível em:< http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM09-04.htm>. Acesso em: 10 fev. 2014.

BRASIL. Decreto nº 1.331, de 17 de fevereiro de 1854. Approva o Regulamento para a reforma do ensino primario e secundario do Municipio da Côrte. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1854, v. 1 pt I, p. 45. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html>. Acesso em: 19 jun. 2017.

______. Decreto nº 981, de 8 de novembro de 1890. Approva o Regulamento da Instrucção Primaria e Secundaria do Districto Federal. Coleção de Leis do Brasil, 1890, v. Fasc. XI, p. 3.474.

______. Decreto-Lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Rio de Janeiro, 4 jan. 1946, Seção 1, p. 113. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 2 fev. 2014.

______. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 ago. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>.

COSTA, João Craveiro. Instrução pública e instituições culturais de Alagoas & outros ensaios. Edição coord., rev., anotada e ampl. por Élcio de Gusmão Verçosa e Maria das Graças de Loiola Madeira. Maceió, AL: Edufal, 2011. (Coleção Nordestina, 74).

FERNANDES, Ana Lúcia; CORREIA, Luís Grosso. O ensino primário nos espaços-tempos da I República. Revista da Faculdade de Letras: História, Porto, 3ª série, v. 2, p. 181-200, 2010.

FIGUEIREDO, José Tavares de; ALTAVILA, Jayme de. Cantos escolares: homenagem ao estado de Alagoas. Maceió, AL: Livraria Machado, 1923.

GILIOLI, Renato de Sousa Porto. A música na escola paulista da 1ª República: história e construção da identidade nacional. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: ANPUH, 23., 2005, Londrina. Anais... Londrina: Anpuh, 2005. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0869.pdf>. Acesso em: 5 out. 2013.

______. Educação musical antes e depois de Villa-Lobos e os registros sonoros de uma época. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, 2008.

GOMES JUNIOR, João; JULIÃO, João Baptista. Ciranda, Cirandinha: coleção de cantigas populares e brinquedos. São Paulo: Editora Proprietária, 1924.

JANNIBELLI, Emília d'Anniballe. A musicalização na escola. Rio de Janeiro: Lidador, 1971.

JARDIM, Vera Lúcia Gomes. Da arte à educação: a música nas escolas públicas, 1838-1971. Tese (Doutorado em Educação: História, Politica, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

LAVENÈRE, Luiz. Compêndio de teoria musical: primeira e segunda parte. Maceió, AL: Livraria Machado, 1927.

MANZO, Abelardo J. Manual para la preparación de monografías: una guía para presentear informes y tesis. Buenos Aires: Humanistas, 1971.

OLIVEIRA, Glacy Antunes de. O ensino de música no Brasil: fatos e desafios. Revista da UFG, v. 7, n. 2, dez. 2005. Disponível em:< https://teste.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/Y-ensinomusica.html>.

Acesso em: 5 out. 2013.

QUADROS JR., Fortunato Soares de; QUILES, Oswaldo Lorenzo. Música na escola: uma revisão das legislações educacionais brasileiras entre os anos 1854 e 1961. Revista Música Hodie, Goiânia, V. 12, n. 1, p. 175-190, 2012. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/index.php/musica/ article/view/21584/12674>. Acesso em: 17 nov. 2013.

VERÇOSA, Élcio de Gusmão. Cultura e educação nas Alagoas. 4. ed. Maceió, AL: Edufal, 2006.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

AMORIM, R. M. de; POLICARPO, E. de A.; FARIAS, F. L. A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES NO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA EM ALAGOAS (1889–1945). Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–39, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35544-82369. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

História da Educação