A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA ENSINADA: DISCUTINDO A TRANSGRESSIVIDADE NO CURRÍCULO
Resumo
Esse artigo, cujo objetivo é discutir sobre as representações e o lugar social de mulheres negras no currículo de história, é parte dos estudos desenvolvidos no âmbito do projeto intitulado: “Do cerne de suas fragilidades brotará a sua força”: narrando a trajetória de mulheres negras inspiradoras, que tem como objeto de pesquisa: a relação entre a presença de mulheres negras na História ensinada e a autodefinição étnica de meninas negras, desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE. O texto aqui apresentado resulta de uma pesquisa bibliográfica que possibilitou inferir que o currículo de história será menos assimétrico e poderá expressar identidades positivas de mulheres negras, na medida que acolha e contribua com a formação de identidades múltiplas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.