A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA ENSINADA: DISCUTINDO A TRANSGRESSIVIDADE NO CURRÍCULO

Autores

  • Íris Barbosa da Silva UFPE
  • Roseane Maria de Amorim Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esse artigo, cujo  objetivo é discutir sobre as representações e o lugar social de mulheres negras no currículo de história, é parte dos estudos desenvolvidos no âmbito do projeto intitulado: “Do cerne de suas fragilidades brotará a sua força”: narrando a trajetória de mulheres negras inspiradoras, que tem como objeto de pesquisa: a relação entre a presença de mulheres negras na História ensinada e a autodefinição étnica de meninas negras, desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE.  O texto aqui apresentado resulta de uma pesquisa bibliográfica que possibilitou inferir que o currículo de história será menos assimétrico e poderá expressar identidades positivas de mulheres negras, na medida que acolha e contribua com a formação de identidades múltiplas.

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Biografia do Autor

Íris Barbosa da Silva, UFPE

Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, entre 2006 e 2008, nas Áreas de Arqueologia e História, com resultados publicados em anais de congressos nacionais e internacionais. Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Ensino de História( PROFHISTÓRIA-UFPE), e atua como professora de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Artes da Secretaria de Educação de Pernambuco e da Secretaria de Educação do município de Gravatá. E-mail:irissilva84@yahoo.com.br e irisehistoria@gmail.com  

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

BARBOSA DA SILVA, Íris; AMORIM, R. M. de. A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA ENSINADA: DISCUTINDO A TRANSGRESSIVIDADE NO CURRÍCULO. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–33, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/53661. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO