A PESQUISA SOBRE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: um estudo a partir da década de 1990
Resumo
Neste trabalho discute-se a pesquisa sobre o Ensino Religioso no Brasil desde a década de 1990, cuja metodologia se baseia em uma abordagem qualitativa e bibliográfica. Busca-se compreender a forma como tem sido concebida essa disciplina, e as implicações curriculares na educação básica. Os principais objetivos deste trabalho é analisar o panorama do Ensino Religioso no Brasil; discutir a legislação brasileira acerca desse campo de conhecimento e estudar algumas dissertações sobre a temática desde os anos de 1990. Este estudo é importante porque traz contribuições para a construção de um Ensino Religioso mais organizado e estruturado em seu currículo, com objetivos claros, que motivem, acima de tudo, o respeito à diversidade religiosa e a pluralidade de pensamentos, contribuindo, assim, para a formação da cidadania. Conclui-se que o Ensino Religioso enfrenta muitos desafios para se consolidar como disciplina, necessitando, entre outras coisas, de uma legislação mais clara e consistente, formação adequada para os professores e discussões nas universidades. Esse componente curricular ainda tem um longo caminho a percorrer.
Palavras-chave: Currículo, Ensino Religioso, Pesquisa.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção I, p. 27.834-27.841.
______. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 jul. 1997, Seção 1, p. 15824.
______. Resolução CEB nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 15 abr. 1998, Seção I, p. 31.
______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais Nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, 2016. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/
/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2017.
ESTRUTURA da BNCC. In: BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. cap. 2, p. 21-29. Disponível em: <http://semed.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/
BNCC-Final_Estrutura.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2017.
DANTAS, Douglas Cabral. O ensino religioso na rede pública estadual de Belo Horizonte, MG: história, modelos e percepções de professores sobre formação e docência. 2002. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
FISCHMANN, R. Ainda o ensino religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/
view/1506/1355>. Acesso em: 8 nov. 2017.
HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. O ensino religioso no estado de Alagoas. Revista Relegens Thréskeia, Paraná, v. 2, n. 1, p. 33-51, jul. 2013. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/relegens/article/view/32673>. Acesso em: 25 jun 2017.
HOLMES, Maria José Torres. Ensino religioso: problemas e desafios. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2010.
IACZINSKI, Irma. Ensino religioso: entre o prescrito e as práticas docentes, 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio da pesquisa social. In: ______ (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 9-29.
MUNIZ, Tamiris Alves. A disciplina ensino religioso no currículo escolar brasileiro: institucionalização e permanência. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Câmpus Catalão, Universidade Federal de Goiás, 2014.
RANQUETAT JÚNIOR, Cesar Alberto. A implantação do novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul: laicidade e pluralismo religioso. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
SANTOS, Romilda Soares dos. Discurso improvisado e a prática dos eixos curriculares do ensino religioso em escolas públicas do Recife-PE. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, 2014.
STIGAR, Robson. O tempo e o espaço na construção do ensino religioso: um estudo sobre a concepção do ensino religioso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.