Quantificação de Compostos Bioativos em Erva Cidreira (Melissa officinalis L.) e Capim Cidreira [Cymbopogon citratus (DC) Stapf.]

Autores

  • Analha Dyalla Feitosa Lins
  • Marcela Nobre Oliveira
  • Vanessa de Oliveira Fernandes
  • Ana Paula Trindade Rocha
  • Francinalva Cordeiro Sousa
  • Ana Nery Alves Martins
  • Ernane Nogueira Nunes UFCG/PPGEA. Campina Grande, Paraíba, Brasil

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Compostos químicos, Medicina popular.

Resumo

Diversos estudos etnobotânicos, vem evidenciando a importância das plantas medicinas, pelo conhecimento tradicional em comunidades. Com seus usos de forma empírica, acabam sendo um importante recurso para essas comunidades. O objetivo desse trabalho foi quantificar os compostos bioativos presentes nas espécies de erva cidreira (Melissa officinalis L.) e capim cidreira (Cymbopogon citratus (DC) Stapf), comercializados na feira livre de Campina Grande e analisadas no Laboratório de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Campina Grande. Foram realizadas as análises de acidez titulável, potencial hidrogeniônico (pH), clorofila, carotenoides, flavonoides totais e taninos condensados totais. A quantidade de flavonoides para o capim-cidreira foi de 7,17 mg/100g-1 e o dobro deste valor foi obtido para a erva cidreira. Com relação aos taninos presentes nas plantas analisadas, os valores encontrados foram de 16,7 mg.100g-1 para o capim cidreira e 90 mg.100g-1 para a erva cidreira, sugerindo um importante potencial fitoterapêutico a ser investigado, além da presença de clorofila e carotenoides em uma acidez mínima de 0,1 % na erva cidreira (Melissa officinalis L.). Como não foram encontrados na literatura especificações para todos os ensaios realizados, para as espécies em questão, os dados obtidos nesse trabalho nos dar subsídio a estudos futuros e colaboram para a obtenção de informações relevantes em relação à padronização de métodos e técnicas para quantificação de compostos bioativos nessas espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernane Nogueira Nunes, UFCG/PPGEA. Campina Grande, Paraíba, Brasil

http://lattes.cnpq.br/8384118597925752

Downloads

Publicado

2015-04-23

Como Citar

LINS, A. D. F.; OLIVEIRA, M. N.; FERNANDES, V. de O.; ROCHA, A. P. T.; SOUSA, F. C.; MARTINS, A. N. A.; NUNES, E. N. Quantificação de Compostos Bioativos em Erva Cidreira (Melissa officinalis L.) e Capim Cidreira [Cymbopogon citratus (DC) Stapf.]. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/23991. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)