Conhecimento e percepção socioambiental de educadores de escolas da cidade de Brejo do Cruz, Paraíba

Autores

  • Stefany Bezerra Linhares Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
  • Edevaldo Silva Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas http://orcid.org/0000-0002-8245-3438

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.29860

Resumo

A Educação Ambiental assume papel fundamental diante do crescimento dos problemas ambientais da sociedade atual. Neste sentido, o trabalho objetivou avaliar o conhecimento e percepção dos educadores sobre o tema Educação Ambiental da cidade de Brejo do Cruz, Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, contendo 29 perguntas versando sobre essa temática, aplicado a 30 educadores. Obteve-se uma variação significativa entre as escolas, nas respostas dos educadores em seis itens. Segundo os educadores, as escolas possuem uma rotina de sensibilização dos recursos naturais e a Educação Ambiental está bem inserida no currículo escolar. A metade dos entrevistados afirmou não terem sidos capacitados na graduação e nem realizaram cursos na área ambiental (45,8%, n = 11), entretanto, todos, gostam de ler assuntos referentes ao meio ambiente. No total, 87,5% (n = 21) incentivam os educandos e grande parte realiza práticas sustentáveis em sua residência. Porém, 70,0% desconhecem alguma lei, documento ou programa ambiental. Apenas os educadores da escola particular (6,3%, n =1) conceituaram o termo Educação Ambiental de forma equivocada, sendo maior o percentual, referente a compreensão de sustentabilidade na escola pública (50,0%, n = 7) e particular (25,0%, n = 4). Os resultados reportaram, que apesar de gostarem de ler assuntos pertinentes à temática e satisfeitos como aplicam na aula, os educadores possuem conhecimento limitado e fragmentado dos conceitos básicos que norteiam a Educação Ambiental. Esses dados reiteram a importância da capacitação docente para se apropriar do saber ambiental.

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Publicado

2017-03-31

Como Citar

LINHARES, S. B.; SILVA, E. Conhecimento e percepção socioambiental de educadores de escolas da cidade de Brejo do Cruz, Paraíba. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.29860. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/29860. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

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