Conhecimento e percepção ambiental sobre a herpetologia de alunos do semiárido paraibano
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n1.61478Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos da educação básica de uma escola pública na cidade de Patos, Paraíba, em relação aos anfíbios e répteis e conhecer os principais mitos e crenças culturais dos alunos a respeito da herpetofauna da sua região. Foram aplicados questionários aos alunos do ensino fundamental (EF - 8° e 9° anos) e médio (EM - 3º ano). Em geral, boa parte dos alunos não conseguiram identificar os animais pertencentes ao grupo dos anfíbios e dos répteis, com menor conhecimento para os alunos do EF (5,9%). Algumas crenças e mitos relacionados a esses animais ainda são frequentes, tais como “Urina de sapo dá cobreiro, podendo até causar cegueira” (85,7%) e “Rã é a fêmea do sapo” (53,3%). Os alunos reportaram atitudes neutras ou negativas (como nojo e medo), principalmente, para cobras e sapos. As atitudes positivas foram expressas por menos que 13% dos alunos para a cobras, sapos e cágados. Essas atitudes sugerem que há lacunas sobre o ensino da herpetofauna no ambiente escolar, onde o ensino transdisciplinar propiciado pela Educação Ambiental pode despertar os alunos para percepções mais positivas sobre esses animais.