Levantamento etnobotânico de plantas inseticidas em comunidades rurais de Alta Floresta – MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.54058

Resumo

Os povos primitivos já utilizavam as plantas para auxiliá-los em seus problemas cotidianos, e as relações que os seres humanos estabelecem com os recursos vegetais são estudadas pela etnobotânica. Assim, o objetivo deste trabalho foi averiguar o conhecimento e uso de plantas no controle de insetos-praga por produtores familiares de comunidades rurais em Alta Floresta, MT. A pesquisa foi desenvolvida nas comunidades Central, Vila rural e Guadalupe, onde foram selecionados 15 produtores em cada comunidade de forma aleatória. Mais de 70% dos entrevistados já haviam usado ou conheciam plantas que apresentam ação inseticida, 22 espécies foram registradas, e as mais citadas foram: Nicotiana tabacum L. (33%), Azadirachta indica A. Juss. (22%), Capsicum frutescens L. (11%) e Cymbopogon winterianus Jowit (8%). Os insetos citados nas entrevistas que podem ser controlados pelas plantas bioinseticidas pertencem às ordens: Diptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera e Siphonoptera. O presente trabalho confirmou o conhecimento etnobotânico dos agricultores, no entanto observa-se a necessidade de mais estudos e divulgação para estimular o uso destes produtos naturais. Pode-se verificar a necessidade de investigação a respeito das plantas endêmicas da região, pois existe uma grande riqueza de espécies, no entanto as utilizadas pelos produtores não são nativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Bitencourt Oliveira, Universidade do estado de Mato grasso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Especialização em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes e Instituto Pró Minas  e está Cursando Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecosistemas Amazônicos - PPGBioAgro. pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus de Alta Floresta.

Mariane Kaori Sasaya, Universidade do estado de Mato grosso

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBioAgro) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Sementes Florestais.

Juliana Garlet, Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato.

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia florestal, sementes florestais e produção de mudas florestais.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

DE BITENCOURT OLIVEIRA, S.; SASAYA, M. K.; GARLET, J. . Levantamento etnobotânico de plantas inseticidas em comunidades rurais de Alta Floresta – MT. Gaia Scientia, [S. l.], v. 14, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n3.54058. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/54058. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais