Percepção de risco socioambiental e processos de socialização dos habitantes da Colônia Cristina, Curitiba, Paraná

Authors

  • Cláudia C. L. Machado
  • José E. de Souza-Lima
  • Priscila C. Braga
  • Sandra M. Maciel-Lima
  • Reginaldo S. Silva

Abstract

A Teoria Evolutiva constitui a base da Biologia, incluindo estudos abrangentes e contextualizados sobre Meio Ambiente e Ecologia, que lidam com a Biodiversidade. O ensino da evolução ajuda os estudantes a compreenderem o processo científico e diferenciar o que é ciência e não-ciência. Nosso objetivo foi investigar os conceitos de evolução biológica no ensino médio em escolas de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Foram aplicados 30 questionários contendo 10 questões, que foram divididas em três grupos. No primeiro grupo, formado por 2 questões, os professores mostraram um bom nível metodológico para trabalhar evolução em sala de aula. No segundo grupo, formado por 4 questões, os professores acertaram mais questões metodológicas do que conceituais. No terceiro grupo, contendo 4 questões-chave para o ensino de evolução, os professores acertaram apenas metade das questões que envolviam conceitos de evolução. Conclui-se que os professores necessitam compreender mais claramente os conceitos científicos relacionados à evolução biológica.

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Published

2009-12-20

How to Cite

MACHADO, C. C. L.; DE SOUZA-LIMA, J. E.; BRAGA, P. C.; MACIEL-LIMA, S. M.; SILVA, R. S. Percepção de risco socioambiental e processos de socialização dos habitantes da Colônia Cristina, Curitiba, Paraná. Gaia Scientia, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/3987. Acesso em: 19 dec. 2024.

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