As multifaces da leitura: a construção dos modos de ler

Autores

  • Maria de Fátima Almeida

Palavras-chave:

Linguagem, Interação, Leitura, Ensino

Resumo

Este artigo aborda os diferentes processos de leitura, especialmente o ensino e aprendizagem, e propõe reabrir as discussões sobre o trabalho do sujeito leitor na sala de aula. Os modos de ler no espaço escolar passaram por diferentes modelos, conforme a evolução das teorias lingüísticas e os autores interessados, nas diversas épocas. Retoma as várias correntes na perspectiva de língua/linguagem, rastreando as diferentes posturas que contribuíram para a construção dos modos de ler. Inicia com a proposta estruturalista e alcança a concepção dialógica ou sóciointeracionista de Bakhtin (1981/1992), de François (1984/2000) e de Almeida (2004). A pesquisa revela que ler é processo complexo e dinâmico e a leitura é um modo de ver que depende do movimento interativo do autor/leitor/texto na produção do sentido. A conclusão aponta que a leitura na perspectiva sócio-interacionismo constitui uma outra maneira de contribuir com o ser leitor do mundo re-significado.

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Publicado

27.03.2010

Edição

Seção

Artigos do Dossiê