Subjetivações rizomáticas e a ideia de corpo sem órgãos em A fúria do corpo, de João Gilberto Noll
Palavras-chave:
Literatura Brasileira Contemporânea, João Gilberto Noll, Identidade, Corpo sem Órgãos, RizomaResumo
O trabalho apresenta uma leitura da obra A Fúria do corpo, de João Gilberto Noll, a partir dos conceitos de Corpo sem Órgãos e Rizoma propostos pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nesse sentido, objetiva estudar a construção identitária das personagens da referida narrativa, estabelecendo uma associação com essas noções filosóficas, problematizando, sobretudo, a errância das personagens e a linguagem utilizada para a composição da obra. Ao longo da leitura crítica, destacaremos como o texto de Noll nos desafia à construção de sentidos através de uma subjetividade constituída a partir de linhas de fuga, ideia discutida pelos filósofos supracitados. Ao adentrarmos no texto ficcional pelo viés de tais linhas, é possível entender como as personagens percebem e vivem suas experimentações rizomáticas. Desse modo, não se pretende aqui atribuir sentidos fechados à narrativa, mas sugerir que o Corpo sem Órgãos e o Rizoma são características que representam as experiências errantes das personagens encontradas na escrita de Noll.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução brasileira de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução de Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1991.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 1995.
EAGLETON, Terry. As ilusões do pós modernismo. Tradução de Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.
_____. Marxismo e crítica literária. Tradução de Matheus Corrêa. São Paulo: Unesp, 2011.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GUATTARI, Félix & ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. 11.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LUKÁCS, Georg. A fisionomia intelectual dos personagens artísticos. In: _____. Marxismo e teoria da literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
_____. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932 -967. Organização, apresentação e tradução de Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora, UFRJ, 2011.
MAFFESOLI, M. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2001.
NOLL, João Gilberto. A Fúria do corpo. São Paulo: 1981.
SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: _____. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.