RPG e literatura na escola: leitura, afeto e negociações de sentido

Autores

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Franciela Silva Zamariam Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Leitura, Ensino, Literatura, RPG, Subjetividade

Resumo

O artigo apresenta uma alternativa para a formação de leitores na educação básica por meio de metodologia estruturada a partir do diálogo entre a prática da leitura e a vivência do RPG; discute também as relações dos processos de significação ocorridos nessas duas atividades. Para tanto, apresenta a descrição de campanhas de um RPG baseado na obra “A cartomante”, de Machado de Assis, realizadas com alunos do Ensino Médio de uma escola de Londrina. A partir do desenvolvimento observado nas partidas, verifica-se a proximidade entre os fenômenos da leitura e do jogo, além de registrar a subjetividade como elemento fundamental em ambos. Tais constatações levam a uma reflexão a respeito da necessidade de se criarem instrumentos adequados para a mediação entre leitor e texto literário, os quais passam pelo compartilhamento da interpretação (COLOMER, 2009) e pela aproximação afetiva entre leitor e obra (BARTHES, 2004). O texto baseia-se também em estudos sobre a leitura (JOUVE, 2002) e sobre o jogo (CAILLOIS, 1990).

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Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

(copiado do Lattes por Roberto) é professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do CCH da Universidade Estadual de Londrina. Graduada e licenciada em Letras (1994), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (2001) e doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2006), possui experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Formação do Leitor, Alfabetização, Letramento, Oralidade, Literatura e Infância, Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.

Franciela Silva Zamariam, Universidade Estadual de Londrina

mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2018)

Referências

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS