Dos cânones ao mangá: indicações de leitura dos estudantes de letras e pedagogia

Autores

  • Arlene Batista da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Leitura literária, Prazer estético, Práticas de leitura

Resumo

Este artigo aborda as indicações de leituras literárias feitas por graduandos iniciantes dos cursos de Letras e Pedagogia, sujeitos de uma pesquisa interdisciplinar financiada pelo Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES), desenvolvido por três Universidades do país. Tem como objetivo principal mapear experiências de leitura literária dos graduandos, os gostos, as condutas, as concepções de leitura literária e de literatura, bem como as forças que convergem na construção dessas representações. Tomou como objeto de análise duas questões abertas que solicitou a indicação de um livro que tenha interessado/sensibilizado os estudantes, acrescido de justificativa. Os resultados da pesquisa evidenciam a influência de diferentes campos na formação literária desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Arlene Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Língua Portuguesa (2005) pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e especialização "Latu-Sensu" em Língua Espanhola e Cultura hispânica (2007) pelo Centro de Ensino Superior - CESV. Defendeu, em 2010, pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela UFES. Em 2015, defendeu o doutorado em Letras também na UFES, onde atualmente trabalha como professora do curso Letras Libras Bacharelado. Seus atuais temas de interesse e pesquisa são a Tradução e o Ensino de Português para surdos, Ensino de língua e literatura para surdos e Literatura em língua de sinais. Integra o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação e coordena o Grupo de Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT/Ufes). E-mail: arleneincrivel@gmail.com 

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS